Povo da Floresta

A Coleção de Primavera da Sonhart foi inspirada na cultura indígena. Os índios são retratados historicamente como os ‘Guardiões da Natureza’. A alcunha foi conquistada graças à diferente concepção de ‘natureza’ comparada à do mundo ocidental moderno. Para os índios, a natureza é uma entidade viva, de origem mítica.

Enquanto que, para a visão ocidental, a natureza é algo que deva permanecer intocado, os índios acreditavam que não tem como separar a natureza da intervenção humana. Isto porque a sobrevivência dos povos indígenas sempre esteve atrelada ao manejo dos recursos naturais. Daí a relação dos índios com a natureza ser baseada em respeito e equilíbrio. Os índios respeitavam o meio ambiente e todas as diferenças de ecossistema pois sabiam que dependiam deles para sobreviver.

 

A IMPORTÂNCIA DAS TRADIÇÕES

 

O conceito de nação, da forma como entendemos hoje, é uma definição moderna. Falamos do Descobrimento do Brasil como o ponto de partida da história do nosso país. A definição está correta, se consideramos que não havia qualquer noção de geopolítica ou Estado Soberano antes da chegado dos portugueses. Porém, a diversidade étnica brasileira é o que faz do brasil, o Brasil, um país multicultural, um gigante. E resgatar e preservar o patrimônio cultural daqueles que contribuíram para a construção da nossa própria identidade nos fortalece enquanto Nação. É inegável a riqueza das tradições da cultura indígena e é nosso dever dar a ela o protagonismo merecido.